O 1º Seminário Nacional Adolescentes Autistas Brasil é um evento para a sociedade brasileira que tem o intuito de reunir adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo, seus familiares e amigos, bem como profissionais da Saúde, da Educação, do Trabalho e da Comunicação que desenvolvam atividades voltadas ao TEA.

 

O 1º Seminário AAB – Autismo, nós também podemos! visa comunicar:

 

- A importância de fortalecer pensamentos de igualdade;

 

- O fim da ideia de autistas fora da escola;

 

- O direito do adolescente autista de fazer o que quer, quando quer e como quer;

 

- O combate ao capacitismo, ao preconceito e à falta de empatia.

 

 O evento acontecerá pela internet, através da plataforma Google Meet e o acesso se dará por aquisição de ingressos no valor de R$40,00 (quarenta reais) cada.

 

 Com data para 22 de novembro de 2020, iniciando as 13 horas, o seminário apresentará palestras de convidados ilustres e de renome, como também de adolescentes autistas com expressividade no cenário do TEA no Brasil.

 

 O seminário contará com tradução em Libras e áudio descrição.

 

 Haverá sorteio e todo participante receberá certificado.

 

 O 1º Seminário Nacional Adolescentes Autistas Brasil – Autismo, nós também podemos! tem como finalidade propiciar criação de ideias e debates a respeito do que trata a Lei Federal de proteção ao adolescente brasileiro, que garante direitos fundamentais para uma adolescência plena, alicerçada na dignidade e no respeito.

O grupo Adolescentes Autistas Brasil - ABB foi criado por Guilherme Barroso, cidadão de Mossoró – Rio Grande do Norte, adolescente escritor com autismo, e idealizado por Rosângela Lima, sua mãe. O grupo reúne adolescentes com autismo de diferentes regiões do país, oferecendo um espaço de comunicação, interação e expressão, com foco no fortalecimento de habilidades e inclusão.

PALESTRANTES CONVIDADOS

Lucelmo Lacerda

  Pós - Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018". Fundador da Luna ABA.

Felipe Nilo 

  Utiliza as artes marciais e os esportes para o desenvolvimento, inserção e inclusão de crianças, jovens e adultos com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, síndromes raras e outras necessidades especiais. Desenvolveu método exclusivo e pioneiro no mundo de trabalho para crianças, com técnicas do ABA junto à luta, para auxiliar no desenvolvimento e socialização.

Ana Lúcia Aguiar

 Diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN). O trabalho desenvolvido pela DAIN consubstancia-se nas propostas gerais de ação com base nas Legislações Nacionais e Internacionais de Educação Especial - buscando promover e ampliar intercâmbio com diversas entidades, objetivando o gerenciamento, a transmissão e a fixação de técnicas e metodologias no campo do ensino da Educação Especial.

Rafael Furtado

 Vice presidente de Recursos Humanos para a América Latina da Pearson, que é a maior empresa de educação do mundo, atuando com conteúdo, avaliação e uma variedade de serviços de ensino e aprendizagem aliados à tecnologia. Tem como missão ajudar pessoas a progredirem por meio do acesso a melhores oportunidades de ensino. A Pearson acredita que o aprendizado abre caminho para oportunidades, levando a carreiras recompensadoras e melhores condições de vida.

PALESTRANTES ADOLESCENTES AUTISTAS BRASIL

Guilherme Barroso

 Guilherme Barroso tem 15 anos é estudante, escritor, palestrante e co-criador do grupo Adolescentes Autistas Brasil (AAB). Recebeu o título de cidadão mossoroense (RN) e é reconhecido por sua atuação pela causa autista.

Maria Emily Rebouças

 Tem 17 anos e cursa o 2º ano do ensino médio. É escritora e youtuber. 

Gabriel Verçoza

 Tem 15 anos é estudante do ensino médio, bilíngue (autodidata), desenhista, enxadrista, youtuber (Wolf-Tendo) e escritor. Lançou, recentemente, o livro: Nicolas a lanterna, que aborda o bullying na escola, incentiva a inclusão e a descoberta do valor de uma amizade. Participa ativamente, como palestrante, da luta pela inclusão e direitos dos autistas, além de apoiar projetos sociais  e faz parte do grupo AAB - Adolescente Autista Brasil.

Seu livro:

Pedro Melim

 Tem 12 anos. É youtuber e em seu canal fala sobre Ciência e História. Entre suas habilidades está a Matemática. Participou do programa "Pequenos Gênios" e impressionou tanto por sua capacidade com números como por seu posicionamento quanto a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.

Arthur Barros

 Estudante, ilustrador, palestrante e youtuber. Tem 15 anos e é autor de livros. Pratica jiu-jitsu há 9 anos e fez basquete por um tempo. Seu apelido é canguru elétrico porque pula muito. Prefere ver desenhos a jogar vídeogame.  Ilustra livros para outros autores. Site: cangurueletrico.com.br

Ibiapino Neto

 É estudante do 9º ano. Tem 15 anos, é cantor e solista do Coral Santa Luzia. Recita, faz natação e gosta de se relacionar com as pessoas.

Victor Gabriel Andrade

 Tem 15 anos. Um autista que adora filmes e escreve suas próprias histórias de ação!

Saulo Rodrigues

 Tem 15 anos. Apresenta autismo severo, deficiência intelectual e questões de dificuldades com audição. Não verbal. Sua mãe, Karina Rodrigues, é sua voz.

Organização

Apoio

Mães dos

Adolescentes

Autistas

Brasil

Clique no PDF para baixar o

cronograma do evento:

INSTITUCIONAL

ABarros Editora

CPAdigital

Diferencial

SERVIÇOS

Sobre nós

AUTISMO

Palestrantes do CPAd

Livraria

Lojinha do Arthur

SIGA-NOS

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Rua Carlos Belmiro Correia, 157

Casa Verde - São Paulo - SP

CEP: 02532-060

11 9 9801-6839

logotipo - Aventura de Construir.png
logotipo-Pirituba-Basketball.png
logotipo Almeida JJ.png
logotipo-firgun.png
LOGO-YOUTUBE-ARTHUR_branco.png

Copyright © Todos os direitos reservados à ABarros Editora